postado em 04/07/2013 16:01
A Unidade Mista de Saúde da Asa Sul amplia a assistência aos portadores de hanseníase, fornecendo gratuitamente palmilhas e sapatos especiais para aliviar os sintomas da doença. O projeto foi criado em 2004 e, desde então, vem sendo aprimorado. Segundo o fisioterapeuta da Unidade Mista, Silvio Parente, entre as reclamações mais comuns dos pacientes estão às dores nos pés e pernas. "Essas pessoas possuem sensibilidade plantar que causa ferimentos e dependendo da gravidade podem até precisar de amputação, por isso oferecemos as palmilhas e sapatos", relata o fisioterapeuta.
No primeiro semestre de 2013, aproximadamente 130 pessoas foram beneficiadas com o tratamento, que se estende também aos diabéticos. "Até o fim do ano esse número de pacientes deverá dobrar. É importante ressaltar que um sapato como esse chega a custar R$ 800 em lojas especializadas", relata Silvio Parente, fisioterapeuta da Unidade Mista de Saúde.
Para receber as palmilhas ou o sapato o paciente passa por uma avaliação específica que mostra o tipo de deformidade apresentada por cada pessoas. Os ajustes e algumas das palmilhas são criados pela própria equipe da unidade.
De acordo com a Coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Steenhouwer, o trabalho oferecido na Unidade Mista de Saúde é replicado por todo Brasil e é importante, pois alivia as dores e previne a deformação."Melhorar a função e a estética é garantir maior autonomia e inclusão social do paciente", conclui Roselle.
Os portadores de hanseníase que quiserem participar do programa precisam marcar uma consulta na própria Unidade Mista. Os pacientes com diabetes só poderão participar do projeto se estiverem recebendo tratamento médico em alguma regional da Asa Sul.