Cidades

Clima deve continuar frio nos próximos dias, prevê o Inmet

Com as baixas temperaturas, todos estão tirando agasalhos, gorros e até mesmo luvas do armário

postado em 06/07/2013 06:50
Nas ruas, o que se vê pela manhã e à noite é gente bem agasalhada e se encolhendo por conta do frio
Normalmente associado à redução da umidade relativa do ar e à estiagem, o inverno deste ano começou com tudo o que se espera da estação: baixas temperaturas e ventos gelados. Desde quarta-feira, os brasilienses tiveram que tirar casaco, gorro e até luva do armário. A sensação térmica ontem chegou a 7;C, fenômeno ocasionado pela associação da temperatura mínima, registrada em 13;C, e rajadas de vento, que chegaram a 35km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio deve persistir ao longo da semana. Hoje, a mínima prevista é de 13;C e a máxima 25;C.

Segundo o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, o frio nesta região do Brasil tem origem de massas de ar polares. %u201CNo momento, elas atingem, por exemplo, as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Nascem nos polos e vão perdendo intensidade ao entrar no continente. Em Minas Gerais e em São Paulo, foram registradas temperaturas inferiores a 5;C%u201D, detalha.

Ainda segundo Carvalho, a situação no DF é considerada normal para a época do ano %u2014 o inverno. Em 4 de julho de 2012, os termômetros marcaram mínima de 11,8;C (veja gráfico). %u201CIsso demonstra que os registros são similares. Não houve nenhuma alteração significativa. O que não é muito comum são as associações das temperaturas mínimas com as rajadas de vento%u201D, explica o meteorologista do Inmet. A menor temperatura registrada junho e este mês foi no último dia 14, quando o instituto aferiu 12,8;C.

Com as baixas temperaturas, todos estão tirando agasalhos, gorros e até mesmo luvas do armário

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação