Adriana Bernardes
postado em 06/07/2013 08:00
Após mais de uma década disputando a propriedade da área situada entre a Torre Digital e o Itapoã, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) conseguiu provar, na Justiça, ser a dona da gleba e não os condomínios Residencial Tomahawk, Mirante do Castelo ; Residencial Phoenix e Granjas do Mirante. Com um longo histórico de grilagem, a área em questão tem 104 alqueires, ou 500 campos de futebol. Para se ter uma ideia do tamanho do terreno, ele abrigaria as regiões administrativas do Paranoá e do Itapoã juntas.
A localização é privilegiada pela proximidade com o Lago Paranoá e pela vista, uma das mais bonitas do Distrito Federal. O relevo, levemente inclinado, permite uma visão privilegiada do espelho d;água, do Lago Norte e do Plano Piloto. A sentença foi proferida na última segunda-feira, pelo juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Rodrigues, e ainda cabe recurso.
Apesar da longa disputa judicial pela propriedade do imóvel, a oferta de terrenos ocorre como se o local estivesse em fase de regularização. Em um site de vendas na internet, há pelo menos seis propostas de comercialização ou troca publicadas de janeiro para cá. Os supostos proprietários pedem entre R$ 16 mil e R$ 38 mil por terrenos de 600 metros quadrados.