postado em 10/07/2013 15:46
Aproximadamente 2 mil produtos de ambulantes sem autorização foram apreendidos durante uma operação realizada pela Seops, Agefis e a Polícia Militar nas áreas centrais de Brasília, Sobradinho e Planaltina, na última terça-feira (9/7).
No Plano Piloto, a operação começou pelo Setor Comercial Sul, onde foram recolhidos 115 produtos, entre caixas de frutas, latas de bebidas e caixas de isopor. Somente em frente ao Hospital de Base de Brasília, na Asa Norte, foram mais de 30 latas de refrigerante apreendidas.
Na W3 Norte, próximo a um shopping na quadra 703, a fiscalização recolheu 361 produtos, entre eles panos de chão, sacos de lixo, flanelas e 256 caixas de morango recolhidas de um caminhão que fazia a distribuição do produto a ambulantes irregulares. O motorista do caminhão foi multado pelo Detran por andar com pneus carecas e por estacionar de forma irregular. No Setor Comercial Norte, 321 mercadorias foram apreendidas, como bolsas, óculos, antenas de TV, carteiras.
"Nós temos intensificado o combate à pirataria e ao comércio irregular e fazemos de 12 a 15 operações por mês. O problema é que esses produtos têm um atrativo muito grande, que é o preço menor, e algumas pessoas optam por eles, mesmo com a qualidade inferior", disse hoje o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.
Em Planaltina, 700 DVDs piratas foram recolhidos e em Sobradinho, 250 kg de frutas e 450 peças de roupas foram apreendidas.
Duas pessoas acabaram detidas e levadas à 13; Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento e foram liberadas. Uma foi presa por desacato, pois tentou agredir um fiscal da Agefis, e outra por falsidade ideológica, porque tentou se passar por advogado.
As mercadorias recolhidas durante a ação foram levadas ao depósito da Agefis e poderão ser recuperadas após apresentação de nota fiscal e pagamento de multa.