Cidades

Mais de 40 mil pessoas devem ser afetadas com fim da integração de ônibus

Governo diz que não há como manter o sistema com a chegada de novos ônibus. A substituição dos veículos velhos, até dezembro, vai incorporar método atualizado de baldeação

postado em 12/07/2013 06:01

Com o retorno ao velho sistema, o passageiro terá que  pagar a passagem a cada ônibus que pegar a fim de se deslocar na cidade

Alvo de constantes críticas dos passageiros, o sistema de integração dos ônibus que ligam Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto será suspenso no próximo dia 20. Em funcionamento desde janeiro deste ano, a integração permitia que os passageiros embarcassem em dois veículos com um bilhete só. A mudança afetará 40 mil pessoas por dia, de acordo com os números do Transporte Ubano do DF (DFTrans). Esses usuários voltarão também a pagar tarifa para cada ônibus que pegar.

[VIDEO1]


As linhas integradas rodavam das 8h às 17h, período de menor intensidade do fluxo de veículos e pessoas. Com o fim do sistema, os itinerários criados para atender o novo sistema serão extintos (veja quadro), e as linhas antigas voltarão a atender os usuários. De acordo com o diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, a substituição da frota de ônibus impossibilitou que a integração fosse mantida. ;Gradativamente, os ônibus velhos serão substituídos por novos. E, por motivos técnicos, é impossível integrar frota antiga com a nova. Mas, com a total substituição dos coletivos, será instalada a integração de todas as linhas que passam pelo DF;, explicou.

A integração em Taguatinga foi um teste para a implantação do sistema em todo o DF, de acordo com Campanella. ;Integração era algo completamente desconhecido da população. Com o projeto piloto em Taguatinga, os passageiros começaram a entender o funcionamento. Aprenderam a fazer baldeação e a usar o cartão. Foi importante também para nossos estudos. Identificamos erros, problemas e benefícios. Um ponto positivo observado foi a diminuição do tempo da viagem com as linhas semiexpressa passando pelo corredor exclusivo da EPTG;, explicou.

Veja as linhas que ganharão novos ônibus neste sábado (13):

0.038 - Riacho Fundo I/Taguacenter

0.381- Riacho Fundo I/Taguacenter

0.812 - P Sul/P Norte

812.1 - P Norte (Via Leste)

812.2 - Riacho Fundo II/P Norte (Via Leste)

0.805 - Recanto das Emas / Taguacenter (Buritinga - Feira dos Goianos)

805.1 - Recanto das Emas / Taguacenter ( Pistão Sul-Comercial)

805.2 - CIRCULAR RECANTO DAS EMAS / TAGUATINGA CENTRO

805.3 - Recanto das Emas / Taguacenter (Comercial / SAMDU Sul - Norte)

805.4 - CIRCULAR RECANTO DAS EMAS / TAGUACENTER (PISTÃO SUL)

805.8 - RECANTO DAS EMAS / TAGUATINGA CENTRO (VIA BOCA DA MATA)

805.9 - Taguacenter/Boca da Mata

0.872 - REC.EMAS (Q 800) - R. FUNDO II / TAGUACENTER (FEIRA DOS GOIANOS)

872.1 - RIACHO FUNDO II (QS 18) / TAGUACENTER (FEIRA DOS GOIANOS)

872.2 - REC. EMAS (Q 800) - R. FUNDO II (QS 18)/ TAGUATINGA CENTRO

872.3 - REC.EMAS (Q 800) - R. FUNDO II / TAGUACENTER

872.4 - RIACHO FUNDO II (QS 18) / TAGUATINGA (PISTÃO SUL)

872.5 - TAGUACENTER/300/500

872.8 - REC. EMAS (QD. 800) / TAG. CENTRO (VIA BOCA DA MATA)

872.9 - REC. EMAS (QD. 800) / TAGUACENTER (VIA BOCA DA MATA)

0.953 - Vicente Pires/ W3 Sul-Norte

0.962 - Vicente Pires/SIG (Rodovária - Esplanada - EPTG)

0.946 - Recanto das Emas (Riacho Fundo II)/P Norte (Via Leste-QNR 05)

953.2 - Rodoviária do Plano Piloto/Vicente Pires

0.960 - Recanto das Emas/Vicente Pires (Pistão Norte-Sul)



Governo diz que não há como manter o sistema com a chegada de novos ônibus. A substituição dos veículos velhos, até dezembro, vai incorporar método atualizado de baldeação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação