Adriana Bernardes
postado em 14/07/2013 08:12
Ruelas de terra batida, muitas delas sem saída. Casebres de madeirite rodeados de cerca viva dividem espaço com mansões monitoradas por circuito interno de TV e piscinas. A disparidade entre a vizinhança não para por aí. A menos de 500 metros está o Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Além disso, dois quilômetros e meio separam o núcleo habitacional do Palácio da Alvorada, onde vive a presidente Dilma Rousseff .
A ironia é tanta que os invasores pegaram emprestado o nome do vizinho ilustre: a área é batizada de Setor de Chácaras Recanto do Jaburu, referência à casa da segunda mais importante autoridade do país. Encravadas em umas das áreas mais nobres do Distrito Federal, as 67 unidades são atendidas pelos Correios e abastecidas com água e energia elétrica.
Pela lei, nada disso deveria existir. O parcelamento que teve início em meados de 2002 e explodiu em 2007 fica ao lado da Vila Planalto e dentro da área de tutela de tombamento do bairro. Conforme Decreto n; 11.079 de 1988, é obrigação do Governo do Distrito Federal (GDF) preservar e evitar qualquer tipo de edificação ilegal no perímetro.