Cidades

Ciade vai receber ligações emergenciais de números dos EUA e da Europa

Os turistas estrangeiros que estiveram no Distrito Federal terão suas chamadas de emergências direcionadas automaticamente para a Ciade da PM e dos bombeiros, por meio dos telefones 911 e 112

postado em 16/07/2013 17:59
A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) poderá receber as chamadas de emergências de números dos Estados Unidos (911) e da Europa (112).

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) apresentou a proposta de alteração do Regulamento do Serviço Móvel Pessoa (SMP) no dia 1; de julho e encaminhou para uma consulta pública. A consulta terminou nesta terça-feira (16/7) e somente depois do seu resultado a Anatel poderá normatizar a portaria.

Os turistas estrangeiros que estiveram no Distrito Federal terão suas chamadas de emergências (911 e 112) direcionadas automaticamente para a Ciade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As chamadas feitas para o 190, 192 e 193 também estarão funcionado, mas as ligações direcionadas serão atendidas por profissionais treinados para atender os chamados em inglês e espanhol.



Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, 1.200 policiais militares, civis, bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito (Detran) serão treinados para atender a essa demanda. Pelo menos 600 profissionais já stão fazendo o cursos de inglês e espanhol.

Após o resultado da consulta pública, a Anatel vai dar um prazo de 180 dias para as cidades do Brasil aderirem à portaria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação