Jornal Correio Braziliense

Cidades

Núcleo de Atendimento Integrado recebe 463 adolescente infratores em junho

De acordo com relatório, roubo foi o ato infracional que mais gerou apreensão de menores no DF

O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Secretaria da Criança recebeu, só no mês de junho, 463 menores de idade. O espaço é destinado ao primeiro atendimento a menores em conflito com a lei no Distrito Federal e recebeu 2.318 adolescentes desde que foi criado, em fevereiro de 2013, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (18/7).

Leia mais notícias em Cidades

Em junho, foram encaminhados ao NAI uma média de 15 adolescentes por dia, envoldidos em algum ato infracional no DF. Antes, esses jovens iam direto para a Unidade de Internação do Plano Piloto (Uipp), antigo Caje, esperar a decisão da Justiça.

"Os adolescentes e a família passaram a ter, com o NAI, o apoio e acolhimento necessário. Além de também fazermos os encaminhamentos para outros órgãos do GDF", destacou a diretora da Unidade de Atendimento Inicial (UAI), que coordena ações do Núcleo, Cláudia Parise.

De acordo com o relatório apresentado pelo NAI, o roubo foi o ato infracional que mais gerou apreensão de menores no DF em junho (149 casos), seguido pelo tráfico de drogas (82) e porte de armas (40). Os dados mostram ainda que 18% dos adolescentes apreendidos moram em Ceilândia (87), 13% em Samambaia (60) e 8% em Planaltina (39). Em relação ao gênero, 96% são do sexo masculino e 4% do sexo feminino.

Dos jovens que chegaram à Unidade de Atendimento Inicial, 40% deles receberam medida cautelar de internação provisória, 41% respondem em liberdade ou receberam medidas em meio aberto, sendo entregues à família.

Com a criação do Núcleo, a metodologia de atendimento mudou, agora o jovem vai direto para o NAI assim que for apreendido, onde recebe kit de higiene, uniforme, atendimento médico e psicológico, se necessário, além de ter espaço para pernoite.

"Assim que as obras das novas Unidades de Internação de São Sebastião, Santa Maria e Brazlândia ficarem prontas, o que deve acontecer no máximo até outubro ou novembro, vamos transferir os adolescentes da UIPP", frisou a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

No NAI, o atendimento é feito por especialistas, que acolhem e entrevistam o jovem, preparam um estudo preliminar do caso para servir de base ao poder judiciário, além de encaminhá-los às políticas públicas de garantia de direitos.

No mês de junho, a equipe conseguiu encaminhar 89,9% dos menores atendidos a parceiros como Saúde, Educação, Secretaria de Desenvolvimento e Conselhos tutelares.