postado em 19/07/2013 11:45
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e a ONG Smile Train firmaram uma parceria para melhorar o tratamento de pacientes da unidade com fissuras labiopalatais - anomalia de nascença que cria aberturas na região do lábio ou no céu da boca -, além de dar um suporte nutricional, segundo a Secretaria de Saúde do DF.
O coordenador do Serviço Multidisciplinar de Tratamento de Fissuras Labiopalatais, o cirurgião plástico Marconi Delmiro, disse que a adesão ao tratamento é dificultada pela falta de condições financeiras dos pacientes para acessar o centro onde serão tratados.
"Uma vez que o atendimento e acompanhamento pós-operatório são contínuos, eles precisam retornar ao Hran várias vezes durante o ano, de acordo com cada caso. Há situações em que os pacientes não têm recursos para pagar passagem, o que prejudica a continuidade do tratamento", afirma Delmiro.
No Distrito Federal, o Hran é a única unidade de saúde especializada em atender o caso e, inclusive, recebe pacientes de outros estados.