Cidades

Tarja preta: médicos do DF afirmam que programa do governo é golpe na saúde

Os médicos paralisaram os atendimentos nos ambulatórios nesta terça-feira

postado em 30/07/2013 16:37
Os médicos do Distrito Federal protestaram colocando uma tarja preta no Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (30/7). Segundo a categoria, a faixa representa o "golpe estatal" do programa Mais médicos para o Brasil, instituído por meio da medida provisória publicada em 7 de juho que prevê a contratação de profissionais para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.

"Com essa MP, eles querem abrir mão de um padrão mínimo de qualidade da assistência médica" afirmou o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do DF, Leonardo Rodovalho. O ato faz parte do Movimento Nacional em Defesa da Medicina e Saúde.



Nesta terça-feira (30/7) nos ambulatórios e desmarcaram cirurgias nos hospitais da rede pública e privada. Somente os atendimento emergenciais estão sendo realizados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), Gutemberg Sialho, a categoria é contra ao programa do governo federal, que atrai médicos estrangeiros sem a reavaliação do diploma e torna obrigatório o estágio de estudantes de medicina no Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando o período de formação.
Segundo a polícia, aproximadamente 60 pessoas estão no protesto, que seguiu depois para o Palácio do Planalto. Policiais fazem a proteção da Casa do Legislativo. Duas vias do Eixo Monumental foram fechadas.

O Ministério da Saúde divulgou nota reafirmando que sempre esteve aberto ao diálogo com entidades interessadas na melhoria do atendimento no SUS e nas necessidades de saúde da população brasileira. A pasta lamenta qualquer prejuízo que as paralisações possam causar no atendimento dos pacientes.

Com informações de Julia Chaib

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação