Meia tonelada de queijo foi apreendida por auditores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) na manhã desta quarta-feira (31/7).
Os produtos, que vieram de Pirenópolis, estavam no porta-malas do veículo. Além das condições inadequadas do transporte, não apresentavam indicação de procedência e rotulagem.
Para evitar abordagem da fiscalização, o carro foi adaptado e tinha as molas da suspensão reforçadas, o que não deixava o veículo com a traseira baixa, apesar dos 500 kg transportados.
Segundo, o auditor Wellington Magalhães Lopes, se não fosse a lona que cobria a mercadoria, o material talvez passasse despercebido pela fiscalização.
O proprietário da meia tonelada de queijo responderá a processo administrativo, podendo, inclusive ser penalizado com multa.
A Agefis alerta que o consumidor deve ficar atento, pois este tipo de produto pode provocar intoxicações alimentares e infecções gastrointestinais. É importante observar o selo de inspeção, garantia de que os produtos foram inspecionados pelo órgão competente.