Cidades

Corpo de Bombeiros registra 83 focos de incêndio no Distrito Federal

O Parque Veredinha, uma área de proteção ambiental em Brazlândia, teve uma das maiores queimadas deste domingo

postado em 04/08/2013 15:08
O Parque Veredinha, uma área de proteção ambiental em Brazlândia, teve uma das maiores queimadas deste domingo

Entre as 7h e as 14h42 deste domingo (4), o Corpo de Bombeiro registrou pelo menos 66 focos de incêndio em todo o Distrito Federal, incluindo áreas verdes, parques, chácaras e vegetação de cerrado. Até o fim do dia mais 17 focos foram registrados, com um total de 83 pontos de incêndio.

O Parque Veredinha, uma área de proteção ambiental em Brazlândia, teve uma das maiores queimadas do dia. Por se tratar de zona de preservação, os bombeiros farão uma perícia no local para saber se houve ação humana - criminosa ou involuntária - que possa ter iniciado as chamas.

O tempo seco e quente facilita o início e alastramento das chamas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até agora, a umidade registrada não passou de 26% e a temperatura está em 26,6 ;C. Ontem, a umidade chegou a baixar para 20%, o que já é considerado estado de alerta. Níveis iguais ou menores de 12% representam estado de emergência.

Com procedimentos simples, a população pode evitar a maioria dos incêndios. Confira algumas dicas do Corpo de Bombeiros:

- Não acenda fogueiras e velas próximo à áreas verdes.

- Não utilize fogo para limpar terrenos ou pastos. Além de enfraquecer o solo, a queimada contribui para erosões e poluição do ar.

- Não lance pontas de cigarro no chão.

- Para evitar que o fogo se aproxime de construções em áreas de risco, faça aceiros (faixas de terreno sem vegetação como trilhas e estradas) em volta de casas, currais ou depósitos.

- Não junte lixo próximo à áreas de vegetação, nem use fogo para descartar o lixo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação