O laudo da Vigilância Sanitária do Distrito Federal constatou irregularidade em apenas um lote da bebida energética Guaraviton. Depois de um cliente apresentar duas mostras da bebida, uma fechada e outra aberta com substâncias estranhas, e alegar ter passado mal com a ingestão do produto, o Procon-DF e a Vigilâcia proibiram a comercialização de três lotes suspeitos, o 01L03, 01L04 e 05L04.
A ação para coleta das amostras foi realizada em 24 de julho em um supermercado da capital. Segundo o resultado da perícia, divulgado nesta segunda-feira (5/8), o lote 05L04 está em desacordo com a legislação referente ao direito do consumidor. Os demais lotes com amostras coletadas estão liberadas. A empresa responsável pela bebida é a Viton 44, sediada no Rio de Janeiro.
Estabelecimentos comerciais, como padarias, supermercados e lanchonetes, estão proibidos de vender o produto do grupo. O lote suspenso, nos sabores Guaraná e Açaí, havia sido denunciado pelo consumidor. As sanções administrativas para a empresa Viton 44 estão sendo estudadas pelo Procon-DF.