Cidades

Mais de 75% dos brasilienses comprarão presentes para o Dia dos Pais

De acordo com a pesquisa, 33,2% pretendem gastar com roupas; apenas uma minoria optará por produtos como tablets (0,8%) e aparelhos de som (0,5%)

postado em 06/08/2013 10:46
[VIDEO1]
A maioria dos consumidores brasilienses comprarão presentes para comemorar o dia dos pais, no próximo domingo (11/8), segundo pesquisa do Instituto Fecomércio. Aproximadamente 75,9% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai. Foram ouvidas 394 pessoas para o levantamento, entre os dias 16 e 18 de julho.

De acordo com a pesquisa, 33,2% pretendem gastar com roupas. Almoço ou jantar familiar é a intenção de 15,1% das pessoas ouvidas. Apenas uma minoria optará por produtos como tablets (0,8%) e aparelhos de som (0,5%). Além de presentear o pai, a maioria dos entrevistados (85,5%) pretende comemorar a data.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica os motivos dessa preferência. ;Os eletroeletrônicos não tiveram muito destaque na pesquisa, pois normalmente os pais é que presenteiam os filhos com novas tecnologias. O filho já escolhe algo mais usual para o pai, na maioria das vezes nos segmentos de vestuário ou calçados;, afirma Adelmir Santana.



Quanto ao local escolhido para comemoração, a casa do pai foi a opção mais votada (40,9%), seguida pela própria residência (39,2%), restaurantes (10,1%); casa de parentes (8,6%) e casa de amigos (1,2%).

O preço médio do presente ficará em R$ 134. A maioria pretende pagar em dinheiro (45,2%), seguido por pagamento em cartão de crédito (38,8%) e cartão de débito (14,9%). O preço, as vitrines e as promoções são os atrativos de maior poder sobre os consumidores.

Escola do Consumidor orienta compras para o Dia dos Pais
Entre os dias 5 e 10 de agosto, a escola do consumidor leva a shoppings e feiras do DF a terceira edição do projeto "Procon Você". O projeto vai orientar e esclarecer dúvidas dos consumidores para as compras do Dia dos Pais.

Lançado no Dia das Mães deste ano, o projeto ;Procon Você; é uma ação permanente, realizada sempre em datas comemorativas, com a finalidade de coibir infrações ao Código de Defesa do Consumidor por meio de informações educativas sobre regras e relações de consumo. Os agentes vão atuar em duplas, das 11h às 21h, em locais de grande circulação.

Confira algumas dicas do Procon
; O estabelecimento comercial não pode fixar valor mínimo para pagamento em cartão de crédito ou débito;
; Não é permitida cobrança de taxa extra para compras com cartão e nem diferenciar preço para pagamento com cartão de crédito e de débito;
; Fere o Código de Defesa do Consumidor a empresa que, caso aceite pagamento em cheque, estipule um tempo mínimo de abertura de conta;
; Os produtos expostos nas vitrines devem vir acompanhados dos respectivos preços;
; Exija sempre a nota fiscal, pois é a garantia do consumidor para reclamar sobre o produto;
; Informe-se com antecedência sobre possíveis trocas e certifique-se de que o prazo consta na etiqueta ou na nota fiscal, pois os estabelecimentos comerciais não são obrigados a realizar trocas em função de tamanho, cor ou modelo;
; Já se o produto for adquirido com algum vício aparente e de fácil constatação, o direito de reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos e viagens, e de 90 dias para produtos duráveis, como eletrodomésticos e vestuário;
; No caso de vício não aparente, o prazo para troca de produtos começa a contar a partir do momento em que esse vício é percebido;
; As lojas podem ainda estabelecer a garantia contratual, fornecida pelo fabricante ou fornecedor no ;termo de garantia;, emitido junto com a nota fiscal, mas que não é obrigatória por lei.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação