Cidades

Após incêndio, pacientes do HRSM serão transferidos para outras unidades

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, pode ter havido falha humana no caso

Renato Alves, Flávia Maia
postado em 07/08/2013 06:10
Quem tinha cirurgias e procedimentos marcados para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a partir desta quarta-feira (7/8) vai ter de procurar o Hospital Regional do Gama (HRG) no mesmo horário marcado. Um incêndio atingiu o local na tarde de terça-feira (6/8) e dos 296 pacientes, 20 foram transferidos para outros hospitais, entre eles um bebê e uma criança.

As chamas duraram apenas 20 minutos e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. Apesar da necessidade de procurar outros hospitais, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, garantiu o atendimento a todos. ;Vamos deslocar equipes do Hospital de Santa Maria para lá se for preciso;, garantiu. Ainda segundo o secretário, a rede foi mapeada e os demais hospitais públicos do DF estão preparados para atender os pacientes do HRSM, caso seja necessário. Bombeiros e técnicos do GDF ainda avaliam se a fuligem deixada pelo incêndio pode ser prejudicial às pessoas internadas.

Leia mais notícias em Cidades

Ainda na terça-feira, Barbosa afirmou que pode ter havido falha humana no acidente. "Trabalhamos a princípio com a hipótese de falha humana. Havia uma empresa terceirizada trabalhando na pavimentação do piso e usava um maçarico, o que pode ter ocasionado o incêndio", afirmou.

Barbosa explicou que vai esperar o laudo da Polícia Civil para identificar as causas, mas adiantou que o fogo provavelmente começou com um maçarico.

As 18 crianças que estavam na UTI Neonatal do hospital não serão mais transferidas para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), mas sim para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do próprio Santa Maria. Os equipamentos da UTI Neonatal também serão transferidos para o local.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação