Cidades

Relato das Valérias: mães que perderam filhos assassinados covardemente

O sofrimento da jornalista Valéria de Velasco, 57 anos, e da dona de casa Valéria da Costa, 54 anos, resiste ao tempo

postado em 10/08/2013 08:10

Duas Valérias e uma dor em comum: elas tiveram filhos covardemente assassinados. O sofrimento da jornalista Valéria de Velasco, 57 anos, e da dona de casa Valéria da Costa, 54 anos, resiste ao tempo. As lembranças daquele bebê frágil, da criança travessa e do jovem amoroso persistem na memória e, vez ou outra, trazem à tona o questionamento: por quê? Hoje completa 20 anos que o estudante Marco Antônio Velasco, à época com 16 anos, foi espancado por 10 integrantes de uma gangue chamada Falange Satânica. Duas décadas se passaram e a mãe, Valéria de Velasco, está certa de que a dor será eterna. ;Ela te acompanha para a vida toda. É tão real como o amor que a gente sente pelo filho;, garante.

Valéria de Velasco postou ontem em rede social uma homenagem ao filho, com fotos dele ainda bebê, ao lado de brinquedos e passeando de barco com outras crianças. Com o título ;Como um poeta que traduz a vida;, a jornalista e subsecretária do Pró-Vítima, programa da Secretaria de Justiça do DF, destacou os 16 anos de felicidade ao lado do rapaz generoso, de sorriso largo e fascinado por futebol de botão. A poesia escrita em 2001 por José Mário Rodrigues (Leia texto) fala dos sentimentos de Valéria em relação aos 20 anos de saudade.

Em 10 de agosto de 1993, Marco Antônio foi espancado na comercial da 316 Norte quando ia a padaria. Dias antes, o jovem tinha dado seu testemunho na delegacia sobre uma agressão a dois amigos. Por vingança, foi cercado por 10 garotos da gangue e massacrado pelo grupo de lutadores de artes marciais. Morreu dois dias depois. Quatro agressores eram adolescentes. O crime chocou a capital federal e os autores acabaram presos, porém, beneficiados pelo sistema de progressão de pena. Voltaram a cometer crimes anos depois.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação