postado em 13/08/2013 11:37
Índios de várias etnias fazem uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (13/8). A principal pauta de reivindicações do grupo é sobre as demarcações de terras dos povos indígenas.Os manifestantes também protestam contra o Projeto de Lei Complementar 227 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, ambos com tramitações na Câmara. Os textos visam, respectivamente, apontar exceções ao direito de uso exclusivo dos indígenas das terras tradicionais, e transferir do Executivo para o Legislativo a demarcação e homologação de terras tradicionais, tanto para indígenas quanto para quilombolas.
[SAIBAMAIS]O grupo, de aproximadamente 150 índios, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) marchou da Biblioteca Nacional até o Palácio do Planalto, complicando o trânsito no Eixo Monumental. Duas comitivas vão participar das negociações, uma no Palácio do Planalto e outra no Ministério de Minas e Energias.
Uma das lideranças do movimento, Karkaju Pataxó, informou que foram entregues cartas à presidente Dilma Rousseff e a ministros com as reivindicações dos povos indígenas. "As demarcações de terras dos índios acaba criando uma situação de atrito entre as comunidades", afirmou Karkaju.
De acordo com o Cimi, durante à tarde os índios ainda vão participar um seminário na Câmara dos Deputados sobre a PEC 215.