Cidades

Risco de desabamento: vistoria em shopping continua nesta quarta-feira

Segundo a Defesa Civil, o choque entre o calor das chamas e o resfriamento do edifício com água comprometeu as vigas de sustentação do Top Mall. Perícia verificou a ausência de porta corta-fogo em um dos andares. Laudo ficará pronto em até 30 dias

postado em 14/08/2013 06:04
Acompanhados de militares, lojistas, como Rosânia Alves, recolheram alguns pertences no Top Mall
Dois dias depois do incêndio no shopping Top Mall, na CNB 12 de Taguatinga Norte, lojistas e moradores da região estão assustados com o risco iminente de desabamento do prédio. Peritos do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) começaram ontem a vistoria que deverá se estender até o fim da tarde de hoje. ;Estamos seguindo o protocolo de segurança ao realizar a perícia, em decorrência do risco de queda que o shopping apresenta. Esse trabalho deverá apontar as causas prováveis do incêndio;, explicou o coronel do CBMDF Luiz Pereira. Os laudos técnicos ficarão prontos em até 30 dias, mas, ontem mesmo, a perícia verificou a ausência de porta corta-fogo em um dos andares superiores.

O caso está sendo investigado pela 12; Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro), que deverá fornecer informações para a Polícia Federal devido à suspeita de o fogo ter começado em uma agência da Caixa Econômica Federal. Dois peritos e dois técnicos de investigação de incêndio participam da operação para tentar reconstituir o incidente. O trabalho dos especialistas teve que ser interrompido por volta das 18h, já que era necessário luz natural para continuar com as atividades. A energia elétrica do prédio continuava desligada.

De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, a estrutura do prédio está comprometida por causa do calor concentrado, que chegou a 900 ;C. ;As vigas de sustentação do shopping, no térreo e no primeiro andar, estão retorcidas. Essa situação diminui a resistência e a capacidade de suporte de peso do primeiro pavimento;, alertou. ;O que significa que o piso onde estava a agência da Caixa Econômica pode cair a qualquer instante. Isso ocorreu após a dilatação provocada pelo incêndio e o resfriamento por meio da água utilizada pelos bombeiros para conter as chamas no local;, disse Bezerra.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação