postado em 14/08/2013 15:14
Aproximadamente 3,7 mil produtos irregulares 987 kg de frutas foram recolhidos em uma ação feita pelos órgãos de fiscalização do GDF para coibir a venda de mercadorias falsificadas ou sem nota fiscal, segundo a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops). Segundo o GDF, o comércio de rua está autorizado somente em shows e eventos, com dia e horário marcado. A escolha dos ambulantes ocorre por sorteio.
A operação ocorreu durante toda esta terça-feira (13/8) e contou com o efetivo de 60 servidores da Seops, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar. O maior saldo de apreensões ocorreu entre o Jardim Botânico, o Lago Sul e o Paranoá - um total de 2,8 mil produtos, como panos de chão e sacos de lixo, além de 300 kg de frutas.
Uma equipe passou pela Esplanada dos Ministérios e recolheu mais de 981 produtos, dos quais 930 eram CDs e DVDs falsificados. As mídias estavam expostas em uma banca em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o vendedor fugiu durante a ação.
"A fiscalização foi bem abrangente, tanto em quantidade de regiões administrativas, quanto nas frentes de atuação, que foram repressivas e preventivas. Isso mostra um amadurecimento na estratégia dos órgãos de fiscalização do GDF", afirmou o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.