Cidades

GDF pede acesso a documentos sobre possível formação de cartel no Metrô-DF

Licitações ocorridas, entre 1998 e 2008, nos sistemas de transporte metroviário e ferroviário de SP e de Brasília, teriam sido objetos de fraude

postado em 19/08/2013 20:25
Trem da frota da Companhia do Metropolitano do Distrito FederalO Governo Distrito Federal (GDF) pedirá à Justiça o acesso aos documentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a investigação da suposta formação de cartel para a manutenção dos trens do Metrô-DF. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (19/8) pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC).

[SAIBAMAIS]Segundo o órgão, o acesso às informações do Cade permitirá que a STC aprofundar a auditoria que realizou, em 2011, no contrato de manutenção do metrô, firmado com o Consórcio Metroman, formado pela Siemens e pela Serveng-Civilsan. Há suspeita sobre um possível pagamento de valores maiores às empresas, além da entrega de peças e de materiais de manutenção em quantidade inferior ao que foi contratada pelo Metrô-DF.



Os escândalos vieram à tona em maio deste ano, após a Siemens assinar um contrato de leniência com o Cade e como os ministérios Público de São Paulo (MPSP) e Federal (MPF). Pelo documento, a empresa denunciou a formação do cartel em troca de imunidade administrativa e criminal nos processos. Licitações ocorridas, entre 1998 e 2008, nos sistemas de transporte metroviário e ferroviário de São Paulo e de Brasília, teriam sido objetos de fraude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação