Cidades

Aumenta a procura pela cesárea para os pets; custo chega a R$ 1,5 mil

A cirurgia é indicada, principalmente, quando a cadela ou a gata correm risco de morte

postado em 25/08/2013 08:00

A cirurgia é indicada, principalmente, quando a cadela ou a gata correm risco de morte

Parto normal ou cesariana? Muitas mulheres se fazem essa pergunta antes de dar à luz um bebê. Para os seres humanos, a escolha é possível. E no caso de cães e gatos? Ao contrário do que muitos imaginam, há donos de animais que optam por submetê-los à cirurgia para a retirada dos filhotes. Segundo especialistas, nos últimos cinco anos, tal procedimento se popularizou no Distrito Federal. Contudo, ocorre mais por indicação de médicos veterinários do que por escolha dos cuidadores dos bichinhos.

Leia mais notícias em Cidades


A intervenção é indicada em situações variadas, principalmente quando o animal corre risco de morte. Algumas raças, entretanto, são mais suscetíveis a passar pelo procedimento, como explica o especialista em cirurgia geral de pequenos animais Rafael de Macena. Ele cita os pugs e as variações de buldogues, como o francês e o inglês. ;Eles têm a pelve menor, portanto, geralmente, não conseguem ter filhotes de forma natural. Nesses casos, os cuidadores já se programam. Fazem um verdadeiro pré-natal, com direito à ultrassonografia e a acompanhamento especializado;, esclareceu.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação