Os jogos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha durante o fim de semana geraram 1,4 tonelada de lixo por dia.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) aumentou o efetivo de garis e lixeiras espalhadas. Foram 326 garis divididos em três turnos e 232 lixeiras distribuídas na área interna e nos arredores do estádio.
De acordo com o diretor geral do SLU, Gastão Ramos, devido aos jogos do fim de semana o SLU trabalhou em regime de plantão para não ter acumulo de um dia para o outro.
O regime de plantão funcionou também para a limpeza dos resíduos que ficaram acumulados na sexta (23/8) e no sábado (24/8) durante o festival "Samba Brasília". Foram necessárias duas horas para recolher 2,5 toneladas de lixo por dia, em média.
Quatro caminhões coletores foram disponibilizados para recolher separadamente o lixo seco e o orgânico.
Sacolinhas e educação
O SLU vai distribuir nesta terça-feira (27/8), 40 mil sacolas de lixo para carros e 10 mil kits com panfletos informativos em vários pontos da cidade para comemorar o Dia da Limpeza Urbana.
A ação será realizada em semáforos movimentados, como os da Rodoviária do Plano Piloto, Praça do Relógio, em Taguatinga, e nos estacionamentos de alguns órgãos públicos como Buriti, Detran e Câmara Legislativa.
Segundo o SLU, são descartadas cerca de 2,6 mil toneladas de resíduos por dia na capital do país, uma média mensal de 70 mil toneladas.