O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, regulamentou nesta terça-feira (27/8) a que viabiliza o programa de financiamento industrial de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ideas). O programa garantirá o financiamento com taxa de juros de 1,2% ao ano. Além disso, o limite para o financiamento será de 13% do faturamento bruto mensal da empresa, com pagamento que pode se estender em até 360 meses.
O Ideas incentivará projetos de empresas que desenvolvam atividades nos setores de indústria e logística. Ele fornecerá financiamento em dois níveis: projetos de até R$ 1 milhão e projetos com valores acima de R$ 1 milhão, com recursos vindos do Fundo de Desenvolvimento do Distrito Federal (Fundefe) e gerenciados pelo BRB.
Para o pagamento mensal das parcelas, deverão ser depositados no BRB 10% do valor liberado, em caução de títulos de emissão do próprio banco, que pode ser substituída por garantia hipotecária de no mínimo 125% do valor do financiamento concedido.
"O programa é um instrumento muito importante para alcançarmos a meta de a indústria chegar a 10% do PIB do DF até 2020", afirmou o governador Agnelo Queiroz.