Cidades

Proporção de fumantes brasilienses cai de 16% para 10% em seis anos

A pesquisa do Ministério da Saúde foi divulgada nesta quinta-feira (29/8) pelo Ministério da Saúde, Dia Nacional de Combate ao Fumo

postado em 29/08/2013 13:03
O percentual de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia no DF é de 3%
O percentual de fumantes brasilienses reduziu 38% nos últimos seis anos. Passou de 16%, em 2006, para 10%, em 2012. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (29/8) Dia Nacional de Combate ao Fumo, pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa revelou que os homens continuam fumando mais. Em 2006, o índice era de 18%, e foi para 13%, no ano passado. Já entre as mulheres, o dado era de 14%, em 2006, e diminuiu para 9%, em 2012. O percentual de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia no DF é de 3%, 5% do total são homens e 2% mulheres.

No Brasil, a população acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos. A capital com a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante.



"O Ministério da Saúde, em parceria com a sociedade, está no caminho certo ao investir em ações de prevenção, controle e oferta de tratamento para os fumantes", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para enfrentar o problema, o Ministério da Saúde oferece tratamento contra o fumo no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta o tabagismo ; assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool ; está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação