O estacionamento do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, ficou movimentado na manhã de ontem. Em vez de carros, eram caminhões de bombeiros tanques de guerra e muitos aviões coloridos que disputavam o espaço. Quem passa por lá, pode conferir,a té hoje as 17h, a Exposição da Independência e ver, de perto, equipamentos militares. Também tem a oportunidade de conhecer, um pouco mais, como é o dia a dia de quem trabalha nas Forças Armadas, no Corpo de Bombeiros e nas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
;A nossa intenção aqui é divulgar a Semana da Pátria e trazer para a sociedade e para a população de Brasília um pouco do que fazemos e os equipamentos que são usados. Temos também muitas atividades para as crianças, como o passeio nos aviões e a oficina de nós;, explica o Comandante do 7 Distrito Naval, vice-almirante José Carlos Mathias. ;Cremos que é uma maneira de divulgar as Forças Armadas e o patriotismo no nosso país;, completa.
O pequeno Isaque Bastos, 2 anos, foi um dos que se divertiu e aproveitou o aeroporto das crianças. A bordo de aviões empurrados pelo pai, era só sorrisos. ;Viemos para o parque Ana Lídia e aproveitamos para entrar. Foi uma coincidência. Ele adorou;, conta o pai, o militar Ezequiel bastos. Já Adriano dos Santos Melo, 33, militar trouxe a família para que eles pudessem conhecer mais sobre as Forças Armadas. ;Esse projeto tem sido feito a cada ano antes do sete de setembro para estimular os conhecimentos cívicos. São atividades e conhecimentos que muitas vezes as crianças não vão ter em salas de aula;, argumenta.
;O que mais gostei foi entrar no tanque de guerra. Parece que você é um militar;, brinca a filha de Adriano, a jovem Adriane Santos de Conceição Melo, 12. A irmãzinha, Samara, de 2 anos, também estava junto e se encantou com os aviões no aeroporto mirim. ;Trouxemos elas para saírem um pouco de casa, se distraírem e conhecerem melhor as Forças Armadas;, conta a mãe, Silvia Santos da Conceição, 35.
Atrações
E, o que não faltam são atrativos. No espaço da Marinha, os visitantes podem, por exemplo, conferir maquetes de navios e aeronaves de guerra. Também podem ver embarcações reais utilizadas nas inspeções navais do Lago paranoá, além de carros blindados do Corpo dos Fuzileiros Navais. Para os pimpolhos, as opções vão de oficinas de nós a pintura de rosto com arte e balões. No espaço, também há informações sobre ingresso na Marinha, segurança da navegação e legalização de embarcações. Já no exército brasileiro, são lançadores de foguetes, canhões e viaturas blindadas que fazem sucesso.
Um dos pontos que chamou a atenção do público, sobretudo das crianças maiores, foi o simulador de voo, no espaço da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao entrar, é possível conhecer o;passo a passo;dos voos. Na primeira tela, são vistas previsões climáticas e todas as informações necessárias para iniciar o trajeto aéreo. Na próxima mesa da tenda, há explicações sobre o plano de voo. Na tela, há dados e as rotas do espaço aéreo brasileiro. Na sequência do passeio é também possível conhecer a área do controle aéreo brasileiro. Em tempo real, há informações sobre trajetória, avião e velocidade. No final, há vários computadores em que é possível simular um voo ; o visitante escolhe o aeroporto brasileiro, o avião e a rota- por meio de um;joystick;. Além do simulador, o espaço da aeronáutica conta também com exposição de motos, maquetes de aeronaves e vídeos institucionais. O público também pode tirar fotos com fardas.
A exposição está aberta das 9h às 17h, no estacionamento do Parque Ana Lídia até este domingo (1;/8). Também haverá a cerimônia da troca da bandeira nacional, na Praça dos três Poderes, às 9 horas. Ambos eventos estão abertos ao público e têm entrada franca.
Serviço:
Exposição da Independência
Horário: das 9h Às 17h
Local: Estacionamento do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade
Data: neste domingo (1/09)