postado em 01/09/2013 10:25
A Praça dos Três Poderes foi palco, nesta manhã (1;/9), da tradicional troca da bandeira nacional. A solenidade, gratuita e aberta ao público, ocorre todo mês, em um rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal. Desta vez, a Marinha ficou responsável pelo evento, que teve início às 9h e celebrou também o aniversário da Independência do Brasil, na Semana da Pátria.
Durante a cerimônia, a nova bandeira é hasteada com hino nacional, ao som de 21 tiros de canhão. Ao chegar ao topo do mastro de 110m, a antiga bandeira é arriada, com fundo musical do hino da bandeira. Pelotões da Marinha com 150 militares participam do desfile em continência às autoridades presentes acompanhados da Banda Fuzileiros Navais de Brasília. No encerramento do evento, a banda Marcial Corpo de Fuzileiros Navais também se apresenta. Neste mês, a Marinha reservou espaço para 40 pacientes da Rede Sarah Kubitschek e outro para 600 crianças, estudantes de escolas públicas, escoteiros e músicos mirins.
O símbolo
A bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, sendo uma adaptação da bandeira do Brasil império. O pavilhão da Praça dos Três Poderes é o maior do país, com 14 metros de largura e 20 de cumprimento, o equivalente a uma área de 280 metros quadrados