Duas pessoas que usavam máscaras foram presas durante a tentativa de desocupação do acampamento montado há mais de 60 dias, na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (5/9). A dupla não fazia parte do grupo formado por agentes penitenciários.
Uma das pessoas detida é uma mulher que levava na mochila um material para a confecção de estilingue. No momento da prisão, seu namorado foi defendê-la e acabou sendo preso também. A polícia usou spray de pimenta contra os manifestantes e depois não houve mais confronto. Os dois foram encaminhados para a 5; Delegacia de Polícia do Setor Central.
Os dois detidos fazem parte de um grupo de 12 pessoas com máscaras que chegou ao local na tarde desta quinta-feira. Eles se dizem adeptos da tática Black Bloc. Também aplicada em outros países, a estratégia dos integrantes consiste em defender manifestantes da repressão excessiva por parte da polícia.
União Brasília Brasil
Cerca de 50 pessoas do movimento União Brasília Brasil (que protestam por causas como a reforma política, saúde e educação) continuam acampadas na Esplanada. Depois da os manifestantes da Uniao afirmaram que não vão deixar o local.
Por isso, representates do grupo estão reunidos com o Governo do Distrito Federal, na noite desta quinta, para negociar uma saída pacífica das barracas.
Os manifestantes afirmam que caso a negociação falhe e eles sejam obrigados a desmontar as barracas, eles irão continuar no gramado em frente ao Congresso, mesmo sem a estrutura.
Com informações de Étore Medeiros.