Cidades

Manifestantes da União Brasília Brasil vão desmontar acampamento

Eles prometeram ficar no gramado do Congresso mesmo sem a estrutura das barracas

postado em 05/09/2013 23:11
Após se reunirem com o governo do Distrito Federal, os representantes do grupo União Brasília Brasil (que protestam por causas como a reforma política, saúde e educação) decidiram retirar as barracas utilizadas que ocupavam o gramado central.

Durante uma votação em que tinham que optar entre retirar a estrutura e demais equipamentos do gramado até as 23h desta quinta-feira (5/9), ou esperar que a polícia realizasse a retirada, os agentes decidiram levar todos os pertences para a casa de um dos integrantes do movimento. Eles vão permanecer no gramado do Congresso sem as barracas de acampamento.



A Polícia Militar explicou que a retirada é necessária para que o grupo não se misture com os protestos que estão marcados para o dia 7 de setembro, uma vez que os objetos podem ser usados durante possíveis brigas.

Black Bloc

Duas pessoas que usavam máscaras foram presas durante a tentativa de desocupação do acampamento montado há mais de 60 dias, na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (5/9). A dupla não fazia parte do grupo formado por agentes penitenciários.

Uma das pessoas detida é uma mulher que levava na mochila um material para a confecção de estilingue. No momento da prisão, seu namorado foi defendê-la e acabou sendo preso também. A polícia usou spray de pimenta contra os manifestantes e depois não houve mais confronto. Os dois foram encaminhados para a 5; Delegacia de Polícia do Setor Central.

Os dois detidos fazem parte de um grupo de 12 pessoas com máscaras que chegou ao local na tarde desta quinta-feira. Eles se dizem adeptos da tática Black Bloc. Também aplicada em outros países, a estratégia dos integrantes consiste em defender manifestantes da repressão excessiva por parte da polícia.

Com informações de Amanda Maia e Étore Medeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação