postado em 07/09/2013 07:05
Não faltam motivos para o brasiliense sair de casa e aproveitar o Sete de Setembro. Pelo menos cinco eventos estão programados para o feriado. Quatro deles ocorrem na área central da cidade e, por isso, a população e os turistas devem ficar atentos. Alternativas para quem deseja fugir das festividades, os shoppings, os pontos turísticos e os parques alteraram o horário de funcionamento.[SAIBAMAIS]O tradicional desfile cívico e militar, na Esplanada dos Ministérios, abre a programação logo cedo. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas. Prevista para começar às 9h, a solenidade conta com arquibancadas para 24 mil lugares, tablados especiais e tribunas, sistema de sonorização, telões e banheiros químicos. Foram investidos cerca de R$ 890 mil com a logística, sob responsabilidade do Ministério da Defesa. A presença da presidente Dilma Rousseff é um dos pontos altos da parada.
O amistoso entre a Seleção Brasileira e a Austrália ocorre às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Haverá um esquema especial de trânsito. Os portões abrem às 13h. A mudança afetará a circulação dos médicos para o 68; Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Devido à proximidade com o estádio, os profissionais precisam planejar a chegada e a saída do local. O evento tem um público estimado em 4 mil pessoas, de hoje até terça-feira.
Música
À noite, a praça do Complexo Cultural da República será palco de apresentações culturais e artísticas. O Celebrar Brasília vai das 18h30 às 3h e tem como principal atração o Concerto da Independência ; homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. A temática patriota é retomada em frente ao Museu Nacional Honestino Guimarães, como nos anos anteriores. O festival traz shows gratuitos e continua amanhã, no mesmo horário.
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, regida pelo maestro Claudio Cohen, faz uma parceria com o músico Toquinho para homenagear o centenário do poeta e compositor Vinicius de Moraes. Às 19h30, o Projeto Mimosa comanda o som. A partir das 21h30, o Teatro Mágico se apresenta e, das 23h30 às 3h, três DJs fecham a festa. Performances aéreas com Noah, Coletivo Instrumento de Ver, O Anjo Louco Cia. de Voos e Cia. Nós no Bambu ocorrem paralelamente aos shows. Apesar de entrada franca, uma área mais próxima ao palco será reservada para quem doar lixo eletrônico. Os itens aceitos estão listados no site www.celebrarbrasilia.com.br.
Círio de Nazaré
Por último, os católicos terão hoje a oportunidade de aproveitar o penúltimo dia do Círio de Nazaré. A festa é realizada na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na QI 1 do Lago Sul, desde 1964. ;O tema deste ano é Maria e a fé, e fizemos uma exposição contando essa história de 40 anos de devoção. Todos os dias, há shows, missa de cura e libertação e barracas de comidas típicas. A gastronomia está diversificada e imperdível;, destaca a coordenadora Simone Fonseca, 40. A festividade de Brasília ocorre sempre um mês antes da de Belém, onde teve início. Nesta edição, as barraquinhas trazem pratos do Pará, do Nordeste e do Centro-Oeste, como o risoto do cerrado e o arretado, com carne de sol e paçoca. Com início marcado para as 19h, o Círio vai até a 1h.