postado em 07/09/2013 12:05
Centenas de estudantes que vieram a Brasília para um congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) dizem ter sido impedidos de ir ao desfile de 7 de Setembro por causa da ação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).Conforme relatou a presidente da entidade, a pernambucana Manuela Braga, a Ubes contratou 15 ônibus para transportar os estudantes da 907 Sul, onde estava ocorrendo o congresso, para a Esplanada dos Ministérios.
Mas, segundo ela, os coletivos nem sequer chegaram ao local de encontro porque foram barrados pela PM. ;Nós estamos sendo intimidados de forma clara pela polícia e pelo governo do DF;, criticou a estudante.
A organização do congresso estima que mil estudantes ainda estão à espera dos ônibus para ir ao desfile de 7 de Setembro. Para a PM, o número de pessoas afetadas é menor, de 600.
A polícia também rebateu a acusação de ter barrado os ônibus. ;Não chegaram os ônibus para conduzi-los. Acho que foi algum problema com o dono desses coletivos, que está com medo de não ser pago pelo transporte;, disse o comandante do 1; Batalhão da PM, que se identificou apenas como tenente-coronel Agrício.
Ele isentou a corporação de qualquer culpa no incidente. ;A Polícia Militar, em nenhum momento, atrapalhou os ônibus de chegarem aqui. Foi tudo uma questão contratual da organização com o dono dos ônibus;, justificou, para emendar: ;Sei que o objetivo deles (estudantes) era ir ao desfile, mas, devido a esses problemas, isso não será mais possível;, constatou.
Os estudantes vieram a Brasília participar do 14; Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES, evento que começou na quinta-feira e que vai até amanhã, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), na 907 Sul.