Cidades

Registros de acidentes de trânsito sobem 28% nas delegacias do DF

Quantidade de boletins de ocorrência aumentou de 2.663 para 3.409 no segundo trimestre deste ano

Adriana Bernardes
postado em 09/09/2013 06:04


O trânsito do Distrito Federal está mais violento. Apesar de a quantidade de acidentes com mortes ter caído desde o ano passado, houve acréscimo de 28,01% na quantidade de boletins de ocorrência registrados nas delegacias. Os dados da Polícia Civil são dos meses de abril a junho deste ano e mostram que, a cada quatro horas, houve, em média, três acidentes com vítimas feridas ou mortas. As unidades policiais registraram 3.409 ocorrências contra 2.663 no mesmo período do ano passado.

As regiões administrativas com os maiores aumentos percentuais são Lago Sul, Sobradinho, São Sebastião, Gama e Santa Maria, nessa ordem. No Lago Sul, a alteração é de 83,33%. Em Sobradinho, de 80%. A única exceção é o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde houve redução de 20%. Em números absolutos, as cidades com a maior quantidade de ocorrências policiais de acidentes de trânsito com vítima são Taguatinga, Brasília e Ceilândia (veja arte). Como nos últimos 18 meses as mortes nas vias estão em queda no DF, deduz-se que cresceram os casos de lesões.

Os números são um retrato do que ocorre nas ruas, mas nem de longe estampam o drama vivido pelos sobreviventes. A morte precoce da estudante Janice dos Reis Bonfim, 18 anos, em 5 de maio passado, desestruturou a família da jovem. A garota foi atropelada por um motorista alcoolizado. A mãe de Janice, a aposentada Maria Florenice dos Reis, 54 anos, não suportou nem mesmo continuar na mesma cidade. Mudou-se do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, para o Tocantins. ;Ela foi embora porque tudo que via em casa lembrava a minha irmã;, conta o vidraceiro Jandeir dos Reis Bomfim, 27 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação