Cidades

Vacinação contra catapora passa a ser oferecida para todos os bebês do DF

O medicamento entra no calendário básico de imunização. No primeiro semestre deste ano, 1.081 casos foram registrados

postado em 09/09/2013 08:56
A partir desta segunda-feira (9/9), todas crianças de 15 meses de idade do Distrito Federal poderão ser vacinadas contra a catapora (varicela). O medicamento passa a entrar no calendário básico de imunização. Antes, a vacina era aplicada apenas em crianças com necessidades especiais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 1.081 notificações de casos de varicela. "Para o segundo semestre é previsto um aumento gradual no número de casos nas semanas finais do inverno e as iniciais da primavera", informou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.



Não haverá campanha de vacinação. "A vacina que será implantada será a tetraviral, contra sarampo, caxumba rubéola e varicela. A criança deverá receber uma dose da tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses", explica Cunha.

A vacina tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Segundo a secretaria, o medicamento evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação do sarampo, caxumba, rubéola e catapora.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação