Jornal Correio Braziliense

Cidades

Combate ao crack: de 2 mil internados no DF, 217 não tiveram recaídas

Em dois anos, 212 vagas de internação para dependentes foram criadas e mais 130 estão em processo de oficialização

Um balanço do Plano distrital de enfrentamento ao crack e outras drogas, divulgado nesta quinta-feira (12/9) mostra que 2 mil dependentes químicos foram internadas nos dois anos de vigência da política pública no Distrito Federal. Atualmente, 217 permanecem livres das drogas, sem recaídas. Segundo Alírio Neto, secretário de justiça, o número está dentro da média nacional.

O governo criou, entre agosto de 2011 e setembro de 2013, 212 vagas para a internação de dependentes. Outras 130 vagas esperam oficialização em contrato com comunidades terapêuticas.

Cerca de 250 mil jovens receberam orientações em mais de 1,7 mil palestras durante esse período. Segundo relatório, além dos trabalhos voltados ao público jovem, outras 100 mil pessoas participaram de ações educativas nas principais estações do transporte público. Foram entregues mais de 350 mil cartilhas com orientações à população.


Outra forma de assistência aos dependentes químicos é o atendimento ambulatorial e acompanhamento nos 10 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) instalados em diversas localidades, como o da Rodoviária do Plano Piloto.

O CAPs funciona todos os dias da semana; interessados em receber atendimento devem procurar uma das 10 unidades instaladas em diversas regiões administrativas. Os serviços prestados também se estendem aos familiares de dependentes químicos.


Tráfico

Após horas acompanhando a movimentação no centro de Ceilândia, agentes da 15; Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro) conseguiram prender em flagrante um traficante de crack. Jorge Luiz Carvalho Rodrigues, 29 anos, foi filmado por uma equipe de campana na tarde desta quinta-feira (12/9) vendendo crack para dois usuários. Ao ser abordado, o suspeito portava três porções da droga. Ele foi autuado em flagrante por tráfico.