Cidades

Feijão Solidário: um incentivo na luta dos direitos de crianças e idosos

A sétima edição do Feijão Solidário, evento realizado hoje pelo programa social do Correio, arrecadará recursos para ajudar 18 instituições parceiras. O apoio dos colaboradores tem garantido a melhoria das condições de acolhimento a 2 mil crianças e idosos

postado em 14/09/2013 06:59
O 6º Feijão Solidário, em 2012: recursos obtidos nos últimos anos contribuíram para as reformas estruturais feitas em creches
Um incentivo para quem luta pela garantia dos direitos de crianças e idosos. Um alento para quem é atendido. Nos últimos 10 anos, essas têm sido algumas das contribuições do Correio Solidário, programa social desenvolvido pelo Correio Braziliense. Hoje, o calendário dos eventos beneficentes marca a sétima edição do Feijão Solidário, que deve reunir cerca de 800 pessoas em um almoço embalado pelo grupo de samba Borogodó, no Park Way. Os recursos arrecadados contribuem para mudar a vida de 2 mil crianças e idosos acolhidos por 18 instituições parceiras do projeto.

Foi com a ajuda do projeto que o Centro Espírita Nosso Lar, no Gama, conseguiu uma reforma no espaço da creche Maria de Nazaré. Antes de ter novas instalações, os funcionários e voluntários do centro cuidavam de 25 crianças entre 2 e 5 anos em um local inadequado. Depois das obras, entre 2011 e 2013, agora a creche pode receber até 80 crianças e o centro promove mais atividades. ;Receber essa ajuda fez muita diferença. Queremos uma sociedade melhor. O Correio faz a parte dele, nós fazemos a nossa. É um trabalho muito sério;, explica o diretor do centro, Raimundo Nonato Rodrigues Pereira.

A colaboração do Correio Solidário com a Associação Nossa Senhora dos Homens, em Samambaia Norte, começou em 2009. A entidade recebe principalmente crianças de 2 a 4 anos em situação de vulnerabilidade ou risco social, mas também os filhos de trabalhadores que não têm com quem deixar os pequenos durante o expediente. Por meio da parceria com o projeto social, a creche conseguiu tocar a construção de três salas de aula, uma brinquedoteca e um banheiro adaptado para as 116 crianças acolhidas.

A obra está prevista para ser entregue até a semana que vem e inaugurada no início de outubro. ;Para nós, que estamos aqui no dia a dia, é um encorajamento. Com a colaboração do Correio Solidário, nosso trabalho foi valorizado, acreditamos que podemos ir além e fazer um trabalho cada dia melhor;, diz a diretora da associação, Patrícia Almeida dos Santos.

Comprometimento

Patrícia frisa a importância da atuação de Nazareth Teixeira da Costa, presidente do programa. ;Ela acredita na garantia dos direitos das crianças. É uma grande parceira;, elogia. Para Nazareth, as ações demonstram o comprometimento social do Correio. ;Com credibilidade e transparência, nosso projeto se tornou conhecido e temos um retorno muito positivo da sociedade;, avalia.

A expectativa para o almoço de hoje é de mais uma demonstração de apoio por parte dos colaboradores do projeto. ;A festa já é conhecida e aguardada pela sociedade de Brasília. Tudo é preparado com muito carinho para mostrarmos o nosso agradecimento, a nossa gratidão com quem acredita e nos ajuda a continuar com esse trabalho. O mais importante é arrecadar recursos para as crianças;, afirma Nazareth.

Desde 2003, são organizadas festas ao longo do ano com o intuito de mobilizar a comunidade do Distrito Federal a participar de ações solidárias, como o Arraial Solidário e o Halloween Solidário. Por meio deles, é possível captar recursos, que, posteriormente, serão repassados às instituições parceiras. Outro meio de arrecadação é a doação espontânea de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias institucionais e com entidades e empresas promotoras de eventos.

Uma década de resultados


O Feijão Solidário é um dos diversos eventos promovidos pelo projeto social Correio Solidário, que completou 10 anos em 2013. Ao longo do ano, são organizadas festas com o intuito de mobilizar a comunidade do Distrito Federal a participar de ações solidárias. São esses eventos que permitem a captação de recursos, que, posteriormente, são repassados às instituições parceiras. Outro meio de arrecadação é a doação espontânea de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias institucionais e com entidades e empresas promotoras de eventos. As atividades do programa são transparentes, e a inauguração das obras pode ser acompanhada pelos leitores por meio das fotos e dos textos publicados no Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação