TV Brasília
postado em 18/09/2013 16:19
[VIDEO1] Perícia vai indicar se o problema apresentado por pistolas da Polícia Militar, que surpreenderam policiais durante treinamento, com funcionamento mais parecido com o de metralhadoras, vai indicar se o defeito é mecânico ou decorrente de mau uso.
Após a denúncia de que pistolas .40 da PM disparavam 16 balas a partir de um único gatilho, o Comando Geral solictiou que as unidades levassem as armas com defeito ao Escalão Técnico da Corporação para avaliação pericial. A cúpula fez o comunicado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18/9).
O resultado da perícia sai em 30 dias. O responsável pelo Centro de Manutenção, sub-tenente Heleno Faustino, adiantou que todos os problemas identificados até hoje estão relacionados a erro ao limpar as pistolas.
Representantes da diretoria executiva da empresa Taurus, única fabricante de armamentos no Brasil, passou a manhã no Centro de Manutenção da PM para analisar as três pistolas .40 mostradas no vídeo gravado pelos policiais, mas não conseguiram porque, segundo a empresa, elas ainda não se encontram no local.
A empresa pretendia encaminhar as armas para a fábrica em Porto Alegre, para realização de perícia. A Taurus informou ainda que deve distribuir 30 mil CDs com material explicativo de como operar e higienizar as pistolas. A polícia ainda não se pronunciou sobre a provável substituição do armamento.