Cidades

Marcas locais conquistam o mundo e aparecem no Capital Fashion Week

Flávia Duarte
postado em 20/09/2013 06:04
Vende em São Paulo. Os mineiros adoram. No Rio, você também pode comprar. Até na França, as peças made in Brasília fazem sucesso, mas muitas ainda são desconhecidas pelos brasilienses. Faça um teste e diga: você já viu o trabalho da estilista Ediene, que faz as peças em rendas, já apresentadas no desfile prêt-à-porter de Paris? E a descolada marca de tênis Muv? Tem ainda a Umana, a Galeria Andante e outras tantas que conquistaram públicos de outras unidades da Federação ; e até de outros países ; e foram apresentadas a Brasília, ontem, durante os desfiles do Capital Fashion Business, que ocorre paralelamente à programação do 15; Capital Fashion Week (CFW).

A estilista Ediene Costa descobriu a renda renascença em João Pessoa, na Paraíba, e a transformou em roupas: sucesso na França
A ideia do espaço de negócios é justamente mostrar aos futuros consumidores e revendedores da capital o potencial da moda feita na cidade. Ao todo, 44 designers, artesãos e estilistas participam do projeto e expõem os seus trabalhos durante os quatro dias de evento. ;Em Brasília, temos produtos bacanas, com qualidade, mas com pouca visibilidade. Essa é a importância do CFBusiness, de mostrar essas marcas que precisam aparecer e conquistar mercado;, avalia a consultora de marketing em moda Larissa Maldonado.

Ediene ainda não vende para Brasília: primeiro desfile na cidade
Foi de Larissa a missão de assessorar as sete marcas escolhidas para desfilar durante o Capital Fashion Business. ;Acho importante desfilar para a pessoa ter uma noção do caimento da roupa, de como ela fica no corpo;, comenta a designer de moda Fernanda Dias, que assina a Difusi. A marca, que vende roupas inspiradas nas tendências da estação, foi criada há quatro anos e vende em algumas multimarcas de Brasília, além de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Mas ela ainda quer expandir mercado. Por isso, Fernanda, que desfila hoje, participa pela segunda vez do salão de negócios do CFW e acha que é uma oportunidade de mostrar o produto aos futuros compradores.

A moda da Galeria Andante aposta no bom humor das t-shirts
Mesma pretensão tem o empresário Miguel Marinho. Ele é dono da marca de tênis estilosos Muv. A ideia de customizar o próprio sapato surgiu há um ano e meio. O produto vendido pela internet logo conquistou aqueles que gostam de usar peças diferentes e personalizadas. Os lojistas também aprovaram. A marca amadureceu. Hoje, são 80 opções de estampas, que podem ser impressas no calçado, além de quatro coleções vendidas em lojas do Rio de Janeiro, de Fortaleza e de Curitiba. Em Brasília, porém, a Muv não encontrou espaço físico para oferecer os produtos, apesar de há muito ter caído no gosto do público. ;É a desvalorização da moda na cidade;, lamenta Miguel, que desfilou ontem no CFBusiness e aposta na oportunidade para mudar essa história.

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