Os moradores de Samambaia comemoram na manhã dese sábado (21/9) a reinauguração do Parque Três Meninas após sete meses de obras e uma década de reivindicações. "Vamos voltar a fazer piqueniques e nos encontrar para usufruir dessa área verde que agora sim está preservada", disse o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, durante a cerimônia de entrega da primeira etapa da reforma. No evento estavam presentes o governo Agnelo Queiroz, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Nilton Reis.
Neste primeiro momento, a unidade que abrange cerca de 70 hectares ganhou ciclovias, banheiros, pista de skate, quadras esportivas e brinquedos para recreação da criançada. A um custo de aproximadamente R$ 2 milhões, o parque foi contemplado pelo programa Brasília, Cidade Parque. As obras são uma contrapartida socioambiental do Centro Administrativo do Distrito Federal (Centrad), consórcio de empresas responsável pela construção e implantação do Centro Administrativo do DF.
"A segunda etapa, prevista para ser entregue até o próximo ano, deve incluir a reforma do Casarão e de outras três casas dentro do parque", antecipou Roberto Braga, diretor da Centrad. Tais instalações deverão ser usadas como espaços culturais. Moradora há 23 anos de Sambambaia, a dona de casa Raimunda Rosa de Souza, 60 anos, vê com otimismo a retomada de atividades no Parque Três Meninas. "Agora, vou poder trazer minha neta de dois anos para correr e brincar no parque."