postado em 25/09/2013 19:26
A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Polícia Militar realizaram fiscalização conjunta nesta quarta-feira (25/9). A operação apreendeu 6.214 mil produtos e 800 quilos de alimentos - todos vendidos por ambulantes, de forma irregular em Brasília, Taguatinga, Gama, Sobradinho e Planaltina.
De acordo com a Seops, os vendedores atrapalhavam a passagem de pedestres e não tinham autorização para comercializar em área pública. No Plano Piloto a fiscalização passou pelo Setor Comercial Sul e Rodoviária, onde apreendeu 283 quilos de alimentos e 139 mercadorias, entre bebidas, calçados, caixas de isopor e panos de chão.
Em Sobradinho foram apreendidos 300 quilos de frutas. A fiscalização também passou pelo bairro Tradicional e Setor de Hotéis e Diversão de Planaltina, onde foram recolhidas 3.128 mercadorias, a maior parte em roupas.
No Gama um dos ambulantes foi detido e autuado na 14; DP, por desacato e liberado em sequência, após assinar um termo de compromisso. Mais de mil produtos foram apreendidos em oito bancas sem autorização, em frente ao comércio regular. A equipe responsável por Taguatinga recolheu 254 quilos de alimentos próximo ao edifício Taguacenter e outras 135 mercadorias nos semáforos das quadras QNG e da QND 1.
Toda a mercadoria apreendida foi encaminhada ao depósito da Agefis. Caso os proprietários apresentem a nota fiscal e paguem a multa, os produtos poderão ser devolvidos, exceto os perecíveis, que serão doados a entidades cadastradas pela agência.