Cidades

Administração pública e indústria criam novos empregos no DF

Apesar do aumento de emprego em algumas áreas, a população sem trabalho no DF não diminuiu

postado em 26/09/2013 16:59
Os postos de trabalho na admistração pública no DF aumentaram 3,1% (6 mil pessoas) entre agosto de 2012 e agosto de 2013. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pela Secretaria de Estado de trabalho, nesta quarta-feira (25/9), que também apontou um aumento de 20 mil novos trabalhadores (11,9%) nos postos da indústria de transformação.


Apesar do aumento de emprego em algumas áreas, a população sem trabalho no DF não diminuiu. Em julho deste ano o indicador era de 12,1%, já no mês seguinte foi de 12,3%, aumento de 3 mil desempregados, totalizando 180 mil pessoas.

Segundo a Secretaria, o aumento do desemprego no DF é resultado do pequeno crescimento da população economicamente ativa, enquanto o nível ocupacional não se alterou. No setor da construção civil houve diminuição de 2,3% no postos de trabalho.

A pesquisa aponta que de julho de 2012 a julho de 2013 o rendimento médio dos assalariados diminuiu 1,8% (total, do setor privado com e sem carteira de trabalho assinada, e do setor público). O tempo médio de procura por trabalho, segundo o estudo é de 38 semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação