Adriana Bernardes
postado em 28/09/2013 09:07

Um apagão no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) provocou bate-boca e confusão entre usuários e funcionários das empresas de ônibus no início da manhã deste sábado (28). Ao passar o cartão de vale-transporte no sensor aparecia uma mensagem "inválido".
Motoristas dos ônibus passaram direto pelas paradas, deixando os passageiros para trás. Houve relatos de problemas em Sobradinho, Taguatinga Sul, Guará, Ceilândia e Cruzeiro. Passageiros presenciaram pessoas serem expulsas do coletivo por não ter o dinheiro para pagar o trajeto. Usuários do metrô também relataram problemas.
Em Ceilândia Norte, houve princípio de confusão entre usuários do sistema, o cobrador e motorista. Na linha 382 ; Setor O-Plano Plano ;, um homem se recusou a descer. Ele só seguiu viagem porque os passageiros fizeram vaquinha e pagaram a passagem dele. Depois da confusão, o motorista passou direto em todos os pontos. Só parava para quem precisava descer, mas se recusava a embarcar aqueles que não tivessem dinheiro.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) informou que irá investigar o que causou a pane. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os técnicos já solucionaram o problema e, a medida que os ônibus voltarem para a garagem, o sistema será atualizado e voltará a funcionar normalmente.
Passou por dificuldade? Envie seu relato no ou no do Correio
A operadora de telemarketing Mari Santos, 30 anos, está indignada. Moradora do Cruzeiro ela só chegou ao trabalho, na Asa Norte, após desembolsar R$ 2 pela passagem. ;É um absurdo porque eu tenho crédito e não pude usar;, relata. Em Sobradinho, passageiros foram obrigados pelos motoristas a descer do veículo, o que deixou os usuários revoltados.
No terminal do Cruzeiro, motoristas e cobradores relataram que o problema acontece em todas as linhas do Distrito Federal. Em alguns pontos do DF os motoristas sequer estão saindo dos terminais.
[VIDEO1]