Cidades

Parentes das vítimas do acidente com voo da Gol se reúnem em Brasília

Sete anos após o acidente, a Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 cobra punição de pilotos norte-americanos

postado em 29/09/2013 15:38
Parentes e amigos fizeram doação de alimentos e material escolar Passados sete anos do acidente com o voo 1907, da Gol, que em 2006 se chocou com o jato Legacy, matando 154 pessoas, parentes e amigos das vítimas se reuniram neste domingo (29/9), em Brasília, para cobrar punição efetiva dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. A Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 também fez doação de alimentos e material escolar.

Em outubro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF1) condenou os pilotos a pena de três anos, um mês e dez dias de prisão em regime semiaberto. A decisão mudou a condenação anterior, da Justiça Federal em Sinop (MT), de quatro anos e quatro meses em regime semiaberto, pena que acabou sendo transformada em prestação de serviços comunitários. Os representantes das vítimas recorreram e aguardam julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).



Para a diretora da associação, Rosane Gutajhr, os parentes das vítimas só conseguirão superar a dor quando o ;ciclo; for encerrado. ;Acredito que todos os familiares só vão poder retomar suas vidas, mesmo que mutiladas, depois que essa ferida for cicatrizada e esse ciclo for fechado com a punição aos pilotos;, disse à Agência Brasil.

Segundo Rosane, a doação de alimentos e material escolar é uma forma de tentar transformar a dor em algo positivo. ;Depois de sete anos, é um sentimento de saudade, de dor e de indignação, tudo misturado. Sentimos saudade e dor, e estamos tentando transformar a indignação em um gesto positivo e também pedindo que não deixem o caso prescrever na área criminal, que aumentem a pena para esses pilotos. Eles levaram três anos [de prisão em regime semiaberto] e quem rouba um pote de margarina pega três anos. Eles mataram 154 pessoas;, criticou Rosane.

No total, 154 cestas básicas serão repassadas para o Lar Casa de Ismael, em Brasília, e 154 kits de material escolar serão doados para a Escola de Educação Profissional Rolf Gutjahr, em Porto Alegre. O nome da instituição é uma homenagem a Rolf Gutjahr, um dos mortos no acidente da Gol.

De acordo com Rosane, a associação vai acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos para cobrar a punição aos pilotos norte-americanos. ;Ela pode ser acionada pelos governos ou por particulares, por meio de entidades. A associação está denunciando os Estados Unidos por não respeitarem os acordo na área penal firmado com o Brasil.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação