Cidades

Índios bloqueiam via da Esplanada e polícia revida com spray de pimenta

O grupo também ocupou o gramado do Congresso Nacional

postado em 02/10/2013 14:13

Índios são impedidos de entrar no Congresso Nacional. Uma porta de vidro foi quebrada na tentativa de invasão

Os índios que estavam em um acampamento na Esplanada dos Ministérios bloquearam os dois sentidos do Eixo Monumental, em frente ao Ministério da Saúde e próximo ao Palácio da Justiça no começo da tarde desta quarta-feira (2/10). O trânsito ficou caótico. A via S1 só foi liberada por volta de 17h e o trânsito flui normalmente no local. A via N1 permanece bloqueada por manifestantes na altura no Palácio da Justiça. Cerca de 100 índios também ocupam o gramado do Congresso Nacional. Os .

Após negociação com o deputado federal Lincoln Portela (PR-MG) e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), um grupo de 31 índios, de pelo menos 10 etnias, aceitou a proposta e entrou no Congresso Nacional. Dez índios vão se reunir com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR).



O grupo que fechou a pista em frente ao Palácio da Justiça não aceitou a proposta porque reivindica que todos os manifestantes entrem no Congresso. Eles exibem faixas e cantam canções indíginas.

Protesto surpreendeu os policiais, já que os índios estavam acampados
O protesto desta quarta surpreendeu os policiais, já que os índios estavam acampados. Militares lançaram spray de pimenta contra os manifestantes. Uma porta de vidro foi quebrada na tentativa de invasão por volta de 14h. Os índios estavam acampados para a Semana de Mobilização Indígena, que busca garantias de direitos de indígenas e quilombolas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação