Cidades

Índios furam pneu do carro de deputado durante manifestação na Esplanada

Além de atirar papel higiênico, os índios usaram batom para escrever ladrão", "covarde" e "traidor" no carro do deputado Cândido Vaccarezza

postado em 02/10/2013 16:20

Grupo protesta diante do Palácio da Justiça
Durante protesto de lideranças indígenas que nesta quinta-feira (3/9), o carro do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi alvo dos manifestantes. Um grupo também tentou invadir o Palácio do Planalto - os índios chegaram a pular a grade de proteção, mas foram contidos pelos policiais. A via S1 foi liberada por volta de 17h e o trânsito flui normalmente no local. A via N1 permanece bloqueada por manifestantes na altura no Palácio da Justiça.

O carro de Vaccarezza estava na primeira fila do bloqueio, próximo ao Palácio da Justiça. Os índios tentaram por muito tempo conversar com o deputado, que afirmou adotar o mesmo posicionamento do Partido dos Trabalhadores (PT) na questão indígena, apesar dessa não ser especificamente sua causa no Congresso.


Depois de quase uma hora de tensão no bloqueio, um manifestante furou o pneu do carro do deputado e foi repreendido pelos demais índios. Como resposta ao ato, o deputado saiu do veículo e buscou refúgio no Palácio da Justiça. Durante o curto trajeto do carro ao Palácio os índios gritavam "ladrão", "covarde" e "traidor". No momento, parte do grupo tenta invadir o palácio.

Além de atirar papel higiênico no veículo, os índios usaram batom para escrever no carro as mesmas ofensas que gritaram ao deputado.

Negociações
Cerca de 30 índios estão reunidos com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR) no Congresso. Os índios cobram o arquivamento da PEC 215 que tira do poder executivo a competência de delimitar terras indígenas. Segundo os manifestantes, a bancada ruralista é a grande interessada na aprovação da PEC.

"A gente quer que os direitos previstos na Constituição sejam garantidos. Jamais invadimos o Congresso para fazer coisa errada, a gente quer respeito", disse uma das líderes indígenas presente na reunião.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação