Cidades

Índios bloqueiam Esplanda e tentam invadir Congresso Nacional em protesto

A Esplanada ficou bloqueada durante a tarde causando intenso engarrafamento na região

postado em 02/10/2013 19:11

Os índios que estavam acampados no gramado central, tentaram invadir o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, além de bloquear as vias S1 e N1 e furar o pneu do carro de um deputado durante manifestação que levou caos à Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (2/10).

Durante a tentativa de invasão da sede do Legislativo, uma porta de vidro foi quebrada e a polícia usou spray de pimenta contra os manifestantes. A Esplanada ficou bloqueada do começo ao fim da tarde causando congestionamento intenso.

Um dos manifestantes que buscou refúgio no Palácio da Justiça. Além de atirar papel higiênico no veículo, os índios usaram batom para escrever ofensas ao deputado.



Parte das lideranças indígenas presente nas manifestações aceitou entrar no Congresso para se reunir com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR). Durante a reunião, os índios entregaram um documento com algumas reividicações e os deputados protocolaram nesta quarta um projeto que visa garantir quatro vagas para índios na Câmara.

Eles também pediram o arquivamento da PEC 215 que tira do poder executivo a competência de delimitar terras indígenas. Segundo os manifestantes, a bancada ruralista é a grande interessada na aprovação da PEC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação