Cidades

Número de endividados em Brasília atinge 83,2% em setembro

Cartão de crédito ainda é o principal fator de endividamento dos brasilienses

postado em 03/10/2013 12:48

O número de famílias brasilienses endividadas passou de 84,3% em agosto para 83,2% em setembro, o que representa que 615.686 famílias do DF estão com contas a pagar. A informação faz parte dos dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta sexta-feira (4/10) pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomercio-DF).

De acordo com o levantamento, a queda é ainda maior quando comparada com o mesmo período do ano passado. Em setembro de 2012, 87,3% dos moradores de Brasília tinham alguma dívida.

Segundo a pesquisa, mais de oito mil pessoas deixaram de ser endividadas de agosto para setembro no DF. A pesquisa também mostra que o DF está bem abaixo da média nacional, que marcou 61,4% no mês passado.

Ainda de acordo com o estudo, 76,1% dos entrevistados afirmaram que pouca parte do salário está comprometida com dívidas. Já 3,9% disseram estar mais ou menos endividados. Outros 3,1% dos entrevistados se declaram muito endividados. O levantamento aponta que o maior vilão dos consumidores de Brasília é o cartão de crédito.



O estudo também demonstra que o maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito: 89,6% das pessoas que participaram da pesquisa disseram ter problemas para pagar a fatura do cartão. De acordo com a pesquisa, dentre as famílias com contas em atraso, 42,9% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 53,7% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.

O levantamento apontou que 89,6% dos endividados consideram a dívida com o cartão como principal tipo de dívida que possui. A pesquisa levou em consideração contas referentes a cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Os entrevistados eram moradores do município de Brasília. Os dados foram coletados nos últimos 10 dias do mês de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação