Cidades

Cartões que indicam onde o estudante fará a prova do Enem estão disponíveis

O documento indica o local onde o estudante fará as provas, marcadas para 26 e 27 de outubro. Este ano, pela primeira vez, o exame será usado como principal forma de acesso à Universidade de Brasília

postado em 04/10/2013 08:03
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis no hotsite da seleção na página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (enem.inep.gov.br). O informe, divulgado ontem na internet, deverá chegar pelos Correios à casa do estudante até o próximo dia 18. O material indica a língua estrangeira escolhida pelo candidato, se houve pedido para atendimento diferenciado ; no caso de o estudante ter alguma necessidade especial ; e o local onde a prova será aplicada. O Enem será realizado em 26 e 27 de outubro, a partir das 13h. Esta é a primeira vez que os interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) usarão o teste como principal acesso à instituição.

Estudantes aguardam o início do Enem de 2012 na UnB: cartão de confirmação indica o local da prova
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alerta que não é obrigatório levar o cartão nos dois dias de prova. ;Mas é bom que o estudante o tenha com ele. É uma segurança para ele;, avisa. O ministro destaca que, no ano passado, cerca de 5 mil estudantes ligaram para a central de atendimento do exame cinco minutos antes da prova para perguntar o endereço do local de aplicação. ;Aí, a pessoa perde a prova;, alerta. Mercadante indica aos estudantes que também façam o percurso até o local com antecedência. ;Tem gente que perde a prova porque fica preso no trânsito ou erra o endereço;, exemplifica. Apesar de não ser preciso levar o cartão de confirmação, um documento de identidade oficial válido no país é imprescindível. Para imprimir o cartão no site do Inep, é necessário informar o CPF e a senha cadastrada.

Sem vestibular

A nota do Enem é usada como critério de seleção para instituições federais de todo o país. Este ano, a UnB aderiu ao exame. Em abril, ficou decidido que a avaliação substituiria o vestibular tradicional do primeiro semestre. As vagas são dividas com os candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

O Enem também serve como parâmetro para o ingresso em programas educacionais oferecidos pelo governo. Um deles é o Ciência sem Fronteira, de intercâmbio, no qual é exigido pelo menos 60% de aproveitamento no exame. O próximo edital do programa será aberto em 14 de outubro para as áreas de exatas, engenharias, tecnologia, biologia e saúde. A partir do próximo mês, o Ciência sem Fronteira passará a financiar bolsas de mestrado profissional. ;Ele não é voltado para aqueles que querem fazer doutorado, é direcionado para a prática profissional;, explica o ministro. O primeiro edital terá mil vagas para os Estados Unidos. ;Vamos começar com as instituições norte-americanas, porque elas têm muita tradição e são altamente reconhecidas;, acrescenta o ministro.

Inscrições para simulado até dia 11

Para ajudar os alunos que se preparam para fazer o Enem, o Correio Braziliense, em parceria com o IMP Concursos, formulou o Simulado CB, teste que será aplicado em 12 e 13 de outubro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.simuladocb.com.br, até o dia 11. Serão duas provas, assim como o Enem, que ficarão disponíveis no endereço eletrônico das 7h de 12 de outubro até as 23h59 de 13 de outubro. O candidato terá quatro horas e meia para completar cada prova objetiva, mesmo tempo que poderá ser utilizado nos dias do teste real (sem redação).

As provas

O Enem tem quatro testes objetivos, com 45 questões cada, e uma redação. Confira o conteúdo de cada um dos dois dias de exame:

26 de outubro:
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para fazer a prova: 4h30.

27 de outubro:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para fazer a prova: 5h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação