Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores de Águas Claras reivindicam criação de delegacia na cidade

Ocorrências devem ser registradas na 21ª DP (Taguatinga Sul)

Águas Claras tem mais de 135 mil habitantes e nenhuma delegacia de polícia ou quartel do Corpo de Bombeiros. A reivindicação, segundo os moradores, é antiga. A região apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional do DF. O número de habitantes saltou de 43.623, em 2004, para 135.685 em 2010, um aumento de 211%. Nos últimos anos, foram construídos um batalhão da Polícia Militar e cinco postos comunitários, mas a área destinada para a Polícia Civil e para os bombeiros continua vazia.

Os terrenos ficam na Rua 36 Norte e na Avenida Sibipiruna, ao lado da PM. Em nota, a assessoria da Polícia Civil informou que, por enquanto, não será construída a delegacia. ;O efetivo atual, o mesmo desde 1993, inviabiliza, no momento, a criação de novas unidades. Porém, no próximo ano, há a previsão da contratação de 1,2 mil policiais civis, bem como a ampliação do quadro, momento em que o tema em questão será estudado;, informa o texto.

Até lá, a população de Águas Claras, do Areal e do Setor Habitacional Arniqueiras deve procurar a 21; DP (Taguatinga Sul) para registrar ocorrências. Alguns dos crimes mais comuns na região são os furtos de veículos e residências, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Os delitos cresceram 2,5% e 21,2%, respectivamente, entre janeiro e setembro de 2012 e 2013.

A assessoria de Comunicação dos bombeiros disse que o projeto do quartel foi enviado à Novacap, mas a empresa pediu alguns ajustes. Ele será reenviado, mas as obras dependem de licitação.

Os moradores pedem mais segurança. ;A ronda da PM deixa a desejar. Temos muitos furtos de roda e arrombamentos de carro, principalmente no estacionamento do metrô. A delegacia mais próxima fica no Pistão Sul. É longe e tem gente que acha que não vale a pena ir lá, esperar duas horas para registrar um furto em veículo, que provavelmente nem será investigado;, critica José Júlio de Oliveira, 54 anos. O servidor público preside a Associação dos Moradores de Águas Claras Vertical e teve o veículo arrombado três vezesna cidade.