Cidades

Manifestantes ocupam ministério pelo Dia Mundial da Alimentação

Protesto realizado em várias partes do país e do mundo tem como foco a agricultura saudável, sem uso de agrotóxicos

postado em 16/10/2013 06:29
Cerca de 300 pessoas ocuparam o prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta manhã de quarta-feira (16/10) para uma manifestação por melhorias para os agricultores. São diversos grupos que acompanham a Via Campesina, uma organização internacional de camponeses composta por movimentos sociais e organizações de todo o mundo. A Polícia Militar informou que eles chegaram ao local por volta das 4h40, em oito ônibus. A manifestação é pacifícia e nenhum tumulto foi registrado. Quatro viaturas da PM monitoram o protesto.

Grupo fechou a entrada do ministério e impediu entrada de funcionários: protesto pede melhorias para os camponeses

Segundo o representante da direção-geral do Movimento dos Sem Terra (MST), Alexandre Conceição, o Dia Mundial da Alimentação é um dos focos principais das reivindicações do protesto, que é realizado em vários estados do Brasil e em vários países. O grupo reclama que o Ministério da Agricultura possui um plano de agronegócio que não tem efeito e é baseado totalmente na cultura do agrotóxico, algo prejudicial à saúde da população. Os manifestantes também pedem avanços na reforma agrária e a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garanta preço mínimo para os camponeses.



Além do MST ocupam o prédio integrantes do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Camponês Popular (MCP), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Sindicato da Agricultura Familiar (Setraf), entre outros. De acordo com Brandão, a intenção do grupo é permanecer o dia todo no local. Eles exigem a presença do ministro da pasta para traçar um plano de metas para a categoria. Segundo a PM, os funcionários estão sendo impedidos de entrar, mas o trânsito de veículos na frente do ministério ocorre normalmente.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação