O jornal Correio Braziliense concorre ao Prêmio Esso, principal premiação de jornalismo nacional. A série de reportagens O Brasil que ninguém vê de Victor Martins, Vicente Nunes, Deco Bancillon, Luiz Ribeiro, Marcus Saldanha, Paulo Silva Pinto e Rosana Hessel disputa a categoria de informação econômica.
Em relação à cobertura regional, o Correio é quase unânime. Quatro reportagens de peso disputam o prêmio. O trabalho O poder da terra produzido por Ana Maria Campos e Lilian Tahan é um dos destaques. A denúncia de que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) abrigava uma categoria de pelo menos 18 diplomatas fantasmas, do repórter João Valadares, também se classificou na categoria Centro-Oeste.
As reportagens A insanidade do sistema - uma radiografia da loucura encarcerada no Brasil dos jornalistas Renata Mariz, João Valadares e Leonardo Augusto, e Longe do trabalho - Funcionários fantasmas que assombram o serviço público de Adriana Caitano e João Valadares também são finalistas.
Reconhecimento
Sexo na velhice, sem estereótipos e preconceitos. A matéria "Sexo maduro e sem tabus", escrita pela jornalista Flávia Duarte, da Revista do Correio, venceu o Prêmio Longevidade, oferecido pelo Bradesco Seguros, na categoria mídia impressa, na qual concorriam jornais e revistas. Esta é a terceira edição da premiação, que tem como alvo notícias sobre o envelhecimento saudável e a qualidade de vida de idosos.
A matéria é resultado de um longo processo para encontrar pessoas dispostas a falar sobre a vida sexual, o desejo e as mudanças no corpo provocadas pelo envelhecimento, assunto considerado um tabu por muitas pessoas. "Foram três meses buscando personagens, corajosos personagens, que aceitassem falar abertamente sobre esse assunto", contou Flávia.
Outra jornalista da Revista também teve o trabalho reconhecido. Maria Júlia Lled; venceu o Prêmio Petrobrás de Jornalismo na categoria regional, em temas culturais, com a matéria O PIB da criatividade. A reportagem, veiculada em 14 de abril, explorou exemplos de sucesso da economia criativa ; empreendimentos que combinam ciência, tecnologia e elementos culturais de uma região ; de Brasília.
Esso
O Correio Braziliense ganhou o Prêmio Esso em 2012, na categoria Primeira Página com a capa Adeus, Chico. Em oito edições do Esso, o Correio conquistou por três vezes a categoria Primeira Página. Em 2011, o jornal venceu o concurso com a capa dupla Eles nos envergonham;Ela nos orgulha, publicada em 21 de abril, em homenagem ao aniversário da cidade. O material, assinado por João Bosco Adelino de Almeida, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luis Tajes e Marcelo Ramos, mostrava, em uma parte, fotos da prisão do casal Guerner, acusado de formação de quadrilha e cobrança de propina em troca de vazamento de informações sigilosas do Ministério Público do Distrito Federal. A outra parte foi composta com fotos da capital federal para chamar uma série de reportagens que celebraram os 51 anos de Brasília.