Cidades

Saúde diz que 7 profissionais do Mais médicos atendem 24 mil pessoas no DF

Quantidade de famílias atendidas pelo programa em todo país poderia ser maior maior com a atuação dos 237 estrangeiros que aguardam a emissão do registro profissional provisório

postado em 16/10/2013 14:35

Médicos estrangeiros que trabalharão pelo Mais Médico, iniciam curso na Academia da Polícia Federal

O Programa Mais Médicos conta com apenas sete profissionais em atividade no Distrito Federal - todos são brasileiros. No Brasil, são mais de mil médicos distribuidos por todo território. Segundo o Ministério da Saúde, 24,1 mil pessoas são atendidas por esses profissionais no DF.

No Norte, onde 20% dos profissionais estão atuando, o programa atinge cerca de 740 mil pessoas. No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, mais de 480 mil enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.

No Brasil todo, são 1.020 profissionais distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros. A maioria (61%) dessas pessoas vive no Norte e Nordeste.

A quantidade de famílias atendidas pelo Mais Médicos em todo país poderia ser maior maior com a atuação dos 237 estrangeiros que aguardam a emissão do registro profissional provisório por parte dos conselhos regionais de medicina, segundo o governo. Os médicos estrangeiros estão em unidades de saúde que cobrem 817 mil pessoas.

De acordo com o ministério, 2,5 mil médicos, da segunda seleção, começam a trabalhar agora em outubro. Esses profissionais atenderão mais nove milhões de brasileiros totalizando, assim, em 13,3 milhões de pessoas atingidas pelo programa.

Os brasileiros (da segunda seleção do programa) tiveram nessa segunda-feira (14/10) última chamada para se apresentar nos municípios enquanto os profissionais formados no exterior devem concluir o módulo de avaliação do programa até 25/10. A aprovação nesta etapa é condição para atuação nas Unidades Básicas de Saúde.

O impacto da atuação dos profissionais é calculado com base no número de famílias cadastradas para o atendimento nas unidades básicas de saúde. Atualmente, cada equipe de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) cobre, em média, 3.450 pessoas.



Todos os profissionais que estão em plena atividade são da primeira etapa do programa. Do total, 577 são médicos formados no Brasil. Os outros 443 têm diploma estrangeiro e atuam no país por meio de registro provisório. O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo Mais Médicos, que atinge mais de 1,4 milhão de pessoas na região. Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos estados nordestinos, com destaque para Bahia e Ceará que, juntos, reúnem 205 profissionais com capacidade para cobrir mais de 707 mil pessoas.

[SAIBAMAIS]Os médicos da primeira etapa do programa estão alocados em 577 municípios e 17 Distritos Sanitários Indígenas. As regiões mais carentes do país foram as que receberam profissionais, uma vez que 71% dos locais atendidos ficam no interior do país.

Do total de locais atendidos, 423 são cidades com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza, com mais de 80 mil habitantes e menor renda per capita, além de regiões indígenas. As demais áreas atendidas são periferias de 20 capitais e 151 regiões metropolitanas.

O programa
Lançado em 8 de julho pela presidente Dilma Rousseff, o Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação